Ads 468x60px

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O tão falado Iconix

         Falar sobre metodologias de desenvolvimento não é lá uma tarefa muito fácil, afinal cada desenvolvedor tem a sua opinião sobre o assunto. Mas a verdade é que uma metodologia, é tipo assim INDISPENSÁVEL para desenvolver um software com qualidade. Ela é a responsável pelos padrões bem definidos, cumprimento de prazos... entre outras coisitas. 
         Existem metodologias burocráticas de mais, o que certa forma deixa o projeto um pouco mais lento e ainda existem aquelas liberais de mais, onde vira aquela zona tudo é permitido. Mas entre estes extremos existe ele, o moderado, o sensato, o lindo Iconix.
        O Iconix é um processo de desenvolvimento de software que não é tão burocrático quanto o RUP nem radical como o XP. Ele pode ser considerada uma metodologia pura, prática e simples, mas também poderosa e com um componente de análise e representação dos problemas sólido e eficaz, 
       Por não ser um processo não tão burocrático, não gera tanta documentação. E apesar de ser um processo simples, não deixa a desejar na Análise e Projeto (Design), e se destaca com um poderoso processo de desenvolvimento de software.
       Este processo também faz uso da linguagem de modelagem UML e possui uma característica exclusiva chamada "Rastreabilidade dos Requisitos" (Traceability of Requirements). Mais precisamente, ICONIX nos permite "obrigatoriamente", através de seus mecanismos, verificar em todas as fases se os requisitos estão sendo atendidos. A abordagem ICONIX é flexível e aberta, isto é, se for necessário usar outro recurso da UML para complementar os recursos usados nas fases do ICONIX, não há problema algum.